Albergaria + Ativa

Duração: Janeiro 2022 – Em curso

O Projeto

 

Em contexto urbano mas principalmente em contexto rural, a população sénior tem vindo a ser cada vez mais afetada pelo isolamento e consequente exclusão social, problemáticas acentuadas com a pandemia causada pela COVID-19 pela necessidade de proteger esta população mais sensível do contágio e pela obrigatoriedade do confinamento profilático geral. Tanto a saúde física como cognitiva e mental são afetadas por estes fatores, principalmente nesta população. 

O projeto Albergaria + Ativa, premiado na 3ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural 2021, visa, por um lado, promover o desenvolvimento comunitário em zonas rurais desfavorecidas do concelho de Albergaria-a-Velha através da inclusão e participação da população sénior em atividades de voluntariado ambiental, passeios interpretativos e sessões intergeracionais de partilha de saberes. Por outro, este projeto tem também como objetivo promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento e exclusão social, sensibilizando a população sénior do concelho de Albergaria-a-Velha para a proteção e conservação da biodiversidade local.

A Associação BioLiving é a entidade promotora deste projeto contando com vários parceiros, tais como a Associação Social para Idosos com Vida (ASIV), a PRAVE - Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.


Pretende-se desenvolver e dinamizar diversas ações, mais concretamente ações de voluntariado para grupos de seniores (recolha de lixo, ações de plantação, sementeiras, criação de horta comunitária e de canteiros de flores apícolas e instalação de abrigos de fauna), promovendo a educação ambiental e as boas práticas de cidadania ambiental; realizar passeios interpretativos em grupo (caminhadas, passeios botânicos e sensoriais, e observação de aves e anfíbios), dando a conhecer a fauna e flora dos espaços naturais; e dinamizar sessões intergeracionais de partilha mútua de saberes (costura, carpintaria, cestaria, horticultura, fazer pão, moagem do cereal, usar as redes sociais e boas práticas de separação de resíduos), valorizando o conhecimento de cada geração aproximando-as pela partilha, e fomentando a interação social, o respeito mútuo e uma cidadania de diálogo e solidariedade.

 

No final do projeto é esperado que os participantes vejam melhorada as suas condições físicas, cognitivas e emocionais resultando numa melhoria da sua qualidade de vida. Paralelamente espera-se que estejam mais sensíveis às questões ambientais da comunidade, aumentando o seu sentimento de pertença, melhorando a sua situação em termos de inclusão social e aumentando a sua motivação para a vida e o envelhecimento ativo e saudável.

 

 

 

NOTÍCIAS

Atividade com os(as) associados(as) da ASIV
Atividade com os(as) associados(as) da ASIV

press to zoom
Associadas a dançar em conjunto ao som da música
Associadas a dançar em conjunto ao som da música

press to zoom
Uma pintura à base de pigmentos naturais
Uma pintura à base de pigmentos naturais

press to zoom
Atividade com os(as) associados(as) da ASIV
Atividade com os(as) associados(as) da ASIV

press to zoom
1/5
BPI_FLC_V_Com o apoio.jpg