ÁREAS DE ATUAÇÃO

Conservação da Natureza

Sendo a Conservação e a Proteção da Natureza a componente central da atividade da Associação, as ações promovidas neste âmbito têm como objetivos principais beneficiar a biodiversidade nativa, melhorar a funcionalidade dos ecossistemas, controlar o impacte negativo das espécies exóticas invasoras e dar a conhecer os espaços e valores naturais.

Formação e Educação Ambiental

De forma a complementar o nosso trabalho de proteção e restauro ambiental, acreditamos que é importante fomentar atitudes e valores ambiental e socialmente responsáveis. Por isso, desenvolvemos ações de educação ambiental para toda a comunidade, com o objetivo de dar a conhecer a nossa fauna e flora e desmistificar falsos mitos muitas vezes a eles associados. Através destas ações, que são dirigidas a todos os tipos de público, a BioLiving espera desenvolver uma sensibilidade ambiental na comunidade, gerando uma consciencialização cívica que resulte num esforço coletivo para a proteção da biodiversidade.

Pretendemos ser também um veículo de formação técnico-científica nas mais diversas áreas relacionadas com a sustentabilidade, gestão de ecossistemas, gestão florestal, e para o desenvolvimento de competências específicas no domínio da proteção da natureza e biodiversidade, educação ambiental e comunicação de ciência.

Monitorização e Consultoria Ambiental

A BioLiving presta serviços de consultoria científica especializada para a gestão ambiental como inventariação e monitorização de fauna e flora, gestão florestal sustentável, gestão de património arbóreo urbano, entre outros. Estes serviços para além de resultarem de ajudarem a conhecer determinado terreno e biodiversidade lá existente, permitem também delinear um plano de restauro ecológico e manutenção do espaço natural. Neste âmbito, a Associação BioLiving também presta serviços de consultadoria ao nível da criação de serviços educativos e de ações de formação técnicas e científicas.

Ação e Inclusão Social

A quarta componente da atividade da BioLiving tem como objetivo demonstrar que a natureza é inclusiva e dar oportunidade a todos de se envolver nas atividades que são promovidas (desde as camadas mais jovens aos mais velhos, pessoas com alguma incapacidade e/ou socialmente desfavorecidas) utilizando a natureza como veículo para o combate à desigualdade e incentivando, também, a uma maior participação pública na defesa dos valores naturais. A BioLiving pretende ser uma plataforma de promoção de uma cidadania ambiental mais consciente, interventiva, responsável e proactiva e promover a inclusão, a paz e a solidariedade, utilizando como mote a educação, os recursos naturais e a proteção da natureza.