EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Oficinas Pedagógicas

 

Sob o mote “Natureza e Educação para Todos”, a BioLiving organiza diversas oficinas pedagógicas para vários tipos de público. Acreditamos que a melhor abordagem à aprendizagem e ao verdadeiro conhecimento e respeito pela natureza é através de atividades práticas, onde os participantes possam “meter as mãos na massa”, isto é, experienciar e sentir a natureza bem de perto.

Desde a construção de herbários e abrigos para a fauna, workshops sobre mamíferos, anfíbios e répteis, insetos, flora e até oficinas de cosmética natural, sobrevivência na floresta e controlo de espécies invasoras, a oferta é muita e perfeitamente adaptável às necessidades do grupo de participantes. Estas atividades são também adequadas e adaptávies aos currículos escolares e temos atividades para todos os anos escolares, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

1/8

Passeios Interpretativos

 

À semelhança das oficinas pedagógicas, a nossa oferta de passeios interpretativos é muito vasta e adaptável, mas mantém sempre o objetivo de mostrar a biodiversidade local e como podemos melhorar a nossa relação com ela. Normalmente, estes são passeios temáticos a pé, com interpretação sobre a fauna ou flora locais, mas também organizamos passeios em bicicleta, caso o terreno e a logística assim o permitam.

1/8

BioCamp®

 

O BioCamp® é um acampamento científico dedicado aos vários níveis de escolaridade (desde o ensino básico ao universitário) e tem como objetivo fomentar a literacia científica através do contacto com a flora e fauna autóctones. O programa destes acampamentos são personalizáveis de acordo com as idades dos participantes, o seu nível de estudos e o interesse particular, podendo ir desde simples oficinas de educação ambiental a atividades e workshops de monitorização científica. Apesar da componente pedagógica do BioCamp®, não esquecemos a parte lúdica, para que os nossos participantes se divirtam e vivam uma experiência inesquecível.

Sendo esta uma atividade muito versátil e adaptável, e levando o nosso mote “Natureza e Educação para Todos” com seriedade, o BioCamp® não é limitado apenas aos mais novos e podemos organizar estes acampamentos científicos para as mais diversas faixas etárias, grupos, famílias, empresas (team building), entre outros.

1/6

Campos de Trabalho Voluntário

 

Temos experiência na organização de campos de trabalho voluntário com participantes portugueses, ou internacionais.  Durante 5 a 12 dias os participantes podem aprender sobre conservação da natureza participando ativamente em atividades de conservação da natureza e restauro ecológico, tais como a construção de charcos para a vida selvagem, abrigos para a fauna, remoção de espécies invasoras, limpeza de terrenos, sementeiras, plantações, entre outras. Estes campos distinguem-se da demais oferta existente pelo cuidado com que planeamos as atividades científicas, mas também pelo programa de animação e cultural verdadeiramente surpreendente que sempre levamos a cabo. Alguns campos já organizados pela BioLiving foram: EcoVilar (Mata de Vilar, Lousada, 2017) e Forest for Future (Serra de Campelos, Lousada, 2018), com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Lousada; e Villa Forest (Villa Maria, Pampilhosa, 2018), em parceria com a Living Place – Animação Turística.
Destes campos resulta um efetivo trabalho de restauro ecológico, mas também uma troca de experiências e a partilha de saberes, enquanto se trabalha a cidadania ativa e a relevância do voluntariado.

1/9

Palestras e Conferências

Organizamos e participamos em inúmeras palestras e conferências todos os anos, não só como forma de divulgar o nosso trabalho enquanto Associação, mas também de índole mais científica e pedagógica. Usamos estas plataformas para divulgar projetos de conservação, falar sobre fauna e flora, desmistificar crenças por vezes ainda bastante enraizadas, divulgar técnicas de gestão florestal sustentável, entre muito outros tópicos.

Anualmente, a BioLiving organiza o BioFórum, um seminário dedicado ao debate de temas atuais e relevantes que visa reunir a opinião de especialistas, mas também da comunidade, resultando numa discussão rica e construtiva. Pretendemos que o BioFórum seja também uma plataforma para a divulgação de projetos inovadores e um espaço de networking, onde participantes e palestrantes possam partilhar experiências e ideias e fomentando-se as parcerias colaborativas e a resolução de problemas comuns. Ver mais

1/7

Tem interesse em organizar uma atividade/evento de educação ambiental ou quer convidar a BioLiving para uma conferência? Contacte-nos!

Fique a par das nossas novidades!

Associação BioLiving
Rua do Outeiro, Frossos  3850-635 Albergaria-a-Velha | Portugal

 

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone YouTube

© 2020 Associação BioLiving

Created by Diego Alves - Photography and Design