Gamers4Nature

Nº de Projeto: 2020-1-PT01-KA201-078789

Duração: Setembro 2020 – Em curso

O Projeto

 

Gamers4Nature - Mission Earth é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o terceiro projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Universidade de Aveiro, tem como parceiros a Associação BioLiving e o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Portugal; a escola Péter András Gimnázium és Kollégium, na Hungria; a escola Sancta Maria College, na Irlanda; a escola IES Pedro Jiménez Montoya, em Espanha; e a Serious Games Society, na Itália.

Atualmente, metade da população mundial vive em zonas urbanas. Esta migração para as cidades combinada com o número de horas que principalmente os jovens despendem em atividades sedentárias envolvendo meios eletrónicos, podem estar na origem da severa diminuição do seu contacto com a natureza e desconexão com a meio natural. A forma como compreendemos e experimentamos a natureza influencia a forma como agimos perante ela e a nossa consciência ambiental. Assim, quanto maior for a nossa ligação à natureza mais será a nossa vontade de a proteger.

Foi assim que surgiu o Gamers4Nature - Mission Earth, da necessidade de promover uma maior conexão dos jovens com a natureza adotando novas abordagens, como a utilização de jogos digitais, uma vez que estes jogos já fazem parte do dia-a-dia destes jovens. Usando uma linguagem por eles conhecida, este projeto tem como objetivo incentivar os jovens não só a jogar jogos educativos, mas criá-los de raiz. Assim, através de atividades de educação ambiental em meio natural e informação teórica, os jovens adquirem o conhecimento acerca de temas ambientais que lhes permitirá criar uma narrativa de jogo, pensando nas personagens, nos objetivos, nos níveis de jogo, entre outros elementos, e de seguida programar esse mesmo jogo.

O Gamers4Nature pretende assim consciencializar os mais jovens para questões ambientais, fazendo-os refletir sobre elas de forma crítica para poderem criar uma narrativa de jogo e incentivá-los a colaborar e trocar ideias com os colegas, a trabalhar em equipa, a ser mais confiantes e sentirem-se mais realizados.

Combinando a interação física em ambientes naturais e a narrativa interativa e imersiva do jogos digitais, surge uma abordagem inovadora na promoção do conhecimento sobre a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade.

Para mais informações visite o site, a página de Facebook e fique a par de todas as notícias acerca deste projeto!

NOTÍCIAS

Creating games
Creating games

press to zoom
Presentation of the project
Presentation of the project

press to zoom
G4N
G4N

press to zoom
Creating games
Creating games

press to zoom
1/9