NGEurope

Nº de Projeto: 2017-1-PT01-KA204-035759

Duração: Setembro 2017 – Agosto 2020

O Projeto

 

NGEurope é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o primeiro projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação do Município de Lousada, tem como parceiros a Associação BioLiving e a PlaySolutions, em Portugal; a Fundação CESEFOR, em Espanha; a ONG líder na promoção de boas práticas outdoor Leave No Trace, na Irlanda; a Universidade de Atenas, na Grécia; e a E.N.T.E.R., na Áustria, uma agência de disseminação de resultados de projetos europeus.

Face à reconhecida importância do trabalho das ONG (organizações não governamentais) na constituição de comunidades mais fortes, resilientes e sustentáveis, consideramos que é necessário promover mais e melhor participação cívica não só no nosso país, mas também por toda a Europa.

Foi assim que surgiu o NGEurope, da necessidade de consciencializar para a importância do trabalho cívico, através das ONG, e da importância de agirmos e nos co-responsabilizarmos por problemas que são de todos, principalmente a nível ambiental e social.

Este projeto tem como principal objetivo a capacitação de líderes associativos, dando também apoio a movimentos cívicos e ONGs já existentes. Pretendemos, assim, promover uma economia verde e a coesão social através da participação e mobilização cívica. Para isso iremos partilhar um conjunto de boas práticas, modelos a seguir e casos de sucesso que podem (e devem!) ser replicadas, um pouco por toda a Europa. Acreditamos que criar esta plataforma com casos reais e replicáveis é uma forma bastante prática de mostrar novas técnicas e abordagens à liderança associativa.

O NGEurope tem como derradeiro objetivo servir de inspiração e guia na criação de novos movimentos cívicos ou na remodelação e melhoramento dos que já existem!

Para mais informações visite o nosso site e a página de Facebook do projeto!

 

Inspiração verde de toda a Europa!

O Observatório NGEurope é uma plataforma online integrada no website do projeto que nos permite partilhar casos de sucesso dos cinco países parceiros. Estas ONGs vão desde associações de âmbito mais local até às que trabalham a nível nacional e que pelo seu modo de ação, de gestão ou de impacte que têm nas comunidades onde atuam, consideramos exemplos de sucesso.

Nesta plataforma encontram-se informações básicas sobre as várias ONGs: áreas de atuação, os projetos desenvolvidos e em curso, mecanismos de financiamento, parcerias, entre outras.

Queremos que esta plataforma de divulgação seja uma ponte de contacto entre as ONGs e possíveis voluntários ou até eventuais parceiros. Explore e inspire-se!

Produtos disponíveis

 

No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:

  1. Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.

  2. Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.

  3. Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa

  4. Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.

  5. Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.

Estes e outros recursos resultantos do NGEurope estão disponíveis no site do projeto aqui.

NGEurope em números

Ao longo de três anos de projeto, o NGEurope envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:

  • 5 Cursos de Formação

    • 100 formandos

    • 6 saídas de campo a ONGs

  • 6 seminários NGEurope

    • 250 participantes​

    • 30 ONGs

  • Programa de "job shadowing" NGEurope

    • 80 mentorandos​

    • 20 ONGs

Alguns Testemunhos

STRATOS CHATZIGIANNAKIS

"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".

MONA FISCHER

"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".

GONÇALO ABREU

"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro.
Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"

1/9

Fique a par das nossas novidades!

Associação BioLiving
Rua do Outeiro, Frossos  3850-635 Albergaria-a-Velha | Portugal

 

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone YouTube

© 2020 Associação BioLiving

Created by Diego Alves - Photography and Design