NOTÍCIAS

  • BioLiving

15 mobilidades depois, a BioLiving está mais capacitada para educar adultos

Atualizado: 25 de nov.

No contexto do projeto ERASMUS+ “Training for Inclusion”, coordenado pela Associação BioLiving, vários colaboradores da equipa têm tido a oportunidade de aumentar a sua formação para educar adultos, assim como de criar novos laços e contactos internacionais, em diferentes destinos europeus.

Neste artigo, pode conhecer as diferentes experiências dos colaboradores da Associação através de pequenos testemunhos.




Assisting Adults To Learn

Protaras, Chipre

11 a 15 de abril de 2022









"Em Abril tive a sorte de participar num curso sobre educação não - formal de adultos no Chipre com uma bolsa Erasmus + da BioLiving. O curso foi muito enriquecedor e "fora da caixa" , já que foi maioritariamente prático, aplicando a normativa "aprender fazendo" . Experienciei na primeira pessoa várias metodologias e dinâmicas que podem ser aplicadas aquando da realização de atividades educativas com adultos, permitindo-me adquirir várias competências que serão muito úteis nas atividades de educação ambiental que realizo com a BioLiving. Para além disso, pude conhecer a cultura e o enorme património arqueológico e natural do Chipre. Obrigada BioLiving por esta experiência maravilhosa!” - Sara Ornelas



"Em abril deste ano, graças a um curso de ERASMUS +, a minha vida ganhou mais um capítulo. Através da mobilidade KA1 da Associação Bioliving, tive o enorme privilégio de poder colocar a mochila às costas e seguir à descoberta de novas aprendizagens e experiências. No Chipre, esperava-me um curso notável sobre educação de adultos e um grupo de participantes oriundos de quatro países e realidades culturais distintas, o que veio a revelar-se essencial no meu processo de enriquecimento profissional, pessoal e intelectual.

Na bagagem, trouxe comigo inúmeros conhecimentos teóricos sobre andragogia, bem como técnicas e exercícios práticos focados na 'Abordagem Centrada na Pessoa', a qual traduz a premissa de que cada aprendiz é um ser único, e, como tal, a abordagem educativa deve ajustar-se à identidade de cada um. Isto é algo que não nos é geralmente apresentado no ensino formal, e que pessoalmente reconheço extrema importância.

Bom, não tenho dúvidas que esta viagem contribuiu para elevar o meu percurso enquanto educadora ambiental na Associação Bioliving, contudo contribuiu sobretudo para que eu pudesse absorver e recordar a grandeza e diversidade do mundo e das suas gentes, num país marcado por acontecimentos históricos, culturais e naturais riquíssimos. Este capítulo não teria sido escrito sem a Associação Bioliving, por isso deixo o meu profundo OBRIGADA!" - Mariana Cardoso



Intensive English Language Course

for Teachers and School Staff

Split, Croácia

28 de maio a 6 de junho de 2022









"Graças à bolsa do Erasmus+ tive a oportunidade de participar no passado mês de Junho, pela primeira vez, numa Mobilidade Internacional para formação individual, com a qual tive a possibilidade reforçar as minhas competências na língua inglesa.

Na cidade de Split, Croácia, que não conhecia até então, partilhei 10 dias de formação com um grupo de colegas de várias nacionalidades, o que permitiu que a prática da língua inglesa fosse possível dentro e fora do contexto do curso. Senti-me surpreendentemente em casa e perfeitamente integrada durante todo o tempo, quer graças aos meus colegas de curso quer graças à população local, extremamente simpática e acolhedora.

Tive ainda oportunidade de conhecer parte da cultura croata em termos de património natural, edificado e gastronómico, pois foi ainda possível visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitviče, a ilha de Brač e a cidade de Zadar. A possibilidade de estabelecimento de uma rede de contactos profissionais europeus foi ainda uma mais valia desta experiência.

Trouxe comigo a certeza de que esta oportunidade e experiência internacional que a Associação BioLiving me facultou me permitirão mais facilmente desempenhar a minha atividade profissional. A nível pessoal, superei o desafio de viajar e de passar uma temporada no estrangeiro sozinha, pela primeira vez, o que fez aumentar a minha autoestima. Mais uma vez deixo aqui a minha gratidão à Associação BioLiving por esta oportunidade. Venha a próxima!" - Élia Maricato



Sustainability in education –

Introducing green and eco-lifestyles

Split, Croácia

11 a 17 de junho de 2022









"Graças ao projeto Erasmus + “Training for Inclusion”, desenvolvido pela associação BioLiving, tive a oportunidade de viajar, aprender e crescer - como profissional - mas sobretudo como pessoa. Deste modo, em junho deste ano rumei a Split, na Croácia, onde conheci um povo simpático e uma lindíssima cidade, rica em história e gastronomia.

Durante sete dias, o curso “Sustainability in education – introducing green and eco-lifestyles” proporcionou-me o contacto com colegas de várias nacionalidades e valores culturais distintos. Esta multiculturalidade manifestou-se em diferentes formas de estar e de ensinar, que me mostraram o quanto esta dimensão cultural pode influenciar o meio ambiente. Durante as aulas e visitas de campo aprendi novos conceitos, cuja aplicação se revela agora uma mais-valia na capacitação dos colegas e técnicos da equipa. Este curso foi uma lufada de ar fresco em vários aspetos da minha vida, muito obrigada à associação BioLiving!" - Daniela Barbosa



"No início do verão de 2022, no âmbito do projeto “Training for inclusion” dinamizado pela Associação BioLiving, foi-me dada a oportunidade de integrar o curso “Sustainability in education – introducing green and eco-lifestyles”, na cidade de Split, na Croácia. Como o programa do curso era interessante, e a realidade croata era uma enorme curiosidade para mim, parecia uma combinação perfeita. E de facto foi. O curso em si foi uma boa adição ao meu conhecimento, pois, a componente letiva foi de encontro àquilo que vou fazendo tanto nesta associação, como a nível profissional. Falamos das diversas temáticas que podem ser trabalhadas de forma a promover a sustentabilidade ambiental. Para além desta componente, tivemos oportunidade de interagir com colegas de outros países dos vários quadrantes europeus, percebendo um pouco mais a realidade de cada um deles, trocando algumas boas práticas que por cá vamos fazendo. Esta oportunidade foi também enriquecedora pela aprendizagem sobre a envolvência histórica e os diferentes contextos culturais dentro do mesmo país. Graças ao calendário do curso também foi-me possibilitado visitar os vários pontos de património natural e cultural da região da Dalmácia, sem esquecer o excelente património gastronómico. Foi uma experiência única que recomendo a todos os que a possam ter. Deixo aqui o meu maior agradecimento à Associação BioLiving, por ser, constantemente, um veículo de novas aprendizagens e experiências que nos enriquecem, sobretudo, ao nível pessoal, e que, indubitavelmente, nos tornam melhores." - Luís Cunha



Project Management: From Theory to Practice

Praga, República Checa

25 de julho a 5 de agosto de 2022












"No verão deste ano, tive a oportunidade de frequentar um curso em Praga, graças ao projeto “Training for Inclusion” da Associação BioLiving, um projeto Erasmus+ que permite aos colaboradores da BioLiving fazerem formações estruturadas no estrangeiro.

A formação que fiz focou-se na gestão de projetos e foi uma grande mais valia para mim e para o trabalho que desenvolvo na BioLiving. Os projetos pedagógicos, principalmente em educação de adultos, têm muitas especificidades que é necessário ter em conta nas várias fases do seu desenvolvimento (desde o planeamento do projeto, à sua execução, gestão, avaliação e término), se queremos que tenham um verdadeiro impacto na comunidade e nos beneficiários com quem trabalhamos.

Com este curso foi-me possível adquirir algum conhecimento mais teórico sobre este tópico mas também foi possível perceber de que forma é que as ferramentas dadas poderão ser usadas na prática. Foi também muito interessante ver como a experiência de cada participante do curso traz algo diferente para a discussão mas principalmente como o contexto cultural é realmente um fator decisivo na gestão de projetos e na relação das instituições com os seus parceiros e beneficiários.

Foi uma experiência muito enriquecedora tanto a nível dos conhecimento adquiridos mas também a nível cultural uma vez que Praga é uma cidade europeia vibrante e com muitas oportunidades culturais para explorar." - Sofia Jervis



Creativity in Teaching and Learning using ICT

Madrid, Espanha

25 a 29 de julho de 2022












"No final de Julho decidi fazer as malas e partir para uma nova aventura, uma formação na área do ensino de adultos em Alcalá de Henares, Madrid. Considero uma aventura, porque o ensino é uma área fora da minha zona de conforto, mas como acho que é importante aprender coisas novas, mesmo que aparentemente não estejam diretamente ligadas à minha área de trabalho, decidi abraçar esta oportunidade e fazer-me à estrada.

Ao longo do curso aprendi muitos conceitos novos e fiquei a conhecer vários softwares que com certeza serão muito úteis no futuro, especialmente em workshops de observação de fauna. Estas novas ferramentas fazem toda a diferença e tornam uma atividade normal numa atividade mais didática e participativa, melhorando a experiência dos participantes.

Numa viagem destas é também importante referir a parte cultural, que enriqueceu ainda mais a minha experiência. Durante 5 dias, fiquei alojado em Alcalá de Henares, uma pequena cidade a cerca de 30 minutos de Madrid. Esta cidade é muito agradável e com muita história, pois é umas das principais cidades académicas de Espanha. Este curso permitiu-me também visitar pela primeira vez a capital espanhola, que é um local incrível, mas aqui dou destaque ao Museu do Prado, que até ao momento foi o museu de arte mais bonito que já visitei." - Daniel Santos




Integrated curriculum Teaching global skills

Helsínquia, Finlândia

28 de agosto a 3 de setembro de 2022







"Não é todos os dias que somos selecionados para para frequentar um curso KA1, do Programa Erasmus, mas foi exatamente isso que a Associação BioLiving permitiu, tendo eu tido oportunidade de viajar até Helsínquia para realizar um curso fantástico. Tive oportunidade de frequentar um curso que me ajudou a crescer e evoluir como profissional, mas que também permitiu uma série de momentos de partilha de boas práticas, e a troca de contactos para novas parcerias. Trago comigo uma série de boas práticas que estou ansioso por partilhar com os restantes membros da Associação. Mais uma vez, aproveito para agradecer a oportunidade que me foi dada. Obrigado BioLiving!" - Pedro Sá



"Entre o final do mês de agosto e os primeiros dias de setembro, graças à oportunidade dada pela Associação Bioliving, viajei até Helsínquia, Finlândia, para frequentar um curso KA1 do Programa Erasmus. Ao longo dos sete dias de formação, tive contacto com diferentes realidades e metodologias de ensino e aprendizagem totalmente inovadoras e interessantes. As estratégias e métodos de promoção da autonomia, pensamento crítico e confiança, nos vários tipos de públicos, bem como métodos bastante peculiares de avaliação e optimização de atividades, sessões e/ou projetos, foi uma das principais aprendizagens. A ligação aos espaços naturais, florestais e a gestão dos mesmos, em contexto de urbano, foram outros dos pontos altos desta formação, permitindo retirar muitas ilações e bons exemplos que certamente serão uma mais valia ao trabalho que está a ser desenvolvido pela Associação Bioliving, enquanto ONGA que tantas vezes se depara com dificuldades e desafios, quer na área da assessoria ambiental, quer na gestão florestal e educação ambiental." - Ana Maria Pereira



Exploring Biodiversity and Ecology

Through the Lens of Creativity and Culture

Barcelona, Espanha

12 a 17 de setembro de 2022








"Viajar, aprender, conhecer novas realidades e conhecer a si próprio: são estas algumas das experiências mais valiosas que uma pessoa pode ter. Em meados de Setembro, tive a oportunidade de realizá-las através de uma mobilidade KA1, do fundo Erasmus+, a partir da Associação BioLiving.

Fui para Barcelona com uma bagagem de mão e voltei com uma bagagem extensa de conhecimento sobre educação ambiental, teorias da aprendizagem e utilização da criatividade como ferramenta para aprender sobre a Natureza. Foi muito valioso conhecer profissionais com décadas de experiência no ensino que ofereceram conhecimento, estratégias e conselhos sobre o ato de ensinar, os quais tenho a certeza que muito vão agregar à minha vida profissional.

Tenho a certeza que estas atividades e conhecimentos serão muito úteis não só para mim, mas também para todos os colegas da BioLiving com quem vou partilhar o que aprendi.

Além disso, conhecer uma cidade como Barcelona, tão viva e cheia de cultura, e entrar em contacto com pessoas, costumes, línguas de todo o mundo foi extremamente importante. Esta é uma cidade incrível inclusive do ponto de vista ambiental; apesar de ser uma grande cidade, é cheia de espaços verdes e é completamente ciclável, devendo servir de exemplo para muitas das nossas cidades. Um enorme obrigada para a Associação BioLiving, que não só me proporcionou esta oportunidade de aprender dentro do curso, mas também fora, sobre mim mesma e sobre outras realidades à minha volta." - Victoria Santos



"Graças à BioLiving, tive a sorte de ir a Barcelona, em setembro, para participar num curso de mobilidade KA1 do programa Eramus+ e que experiência que foi! Aprendi muito sobre diversos métodos de ensino e como desenvolver atividades para aprendizagem tendo sempre em conta os seus diversos componentes e as suas interações mas, também, várias atividades didáticas relacionadas com a natureza. Sem dúvida que tudo o que aprendi vai ser útil tanto para mim mas para os colegas da associação para as diversas atividades que são realizadas mas, também, no meu percurso profissional! Outro aspecto que não pode deixar de ser mencionado é a experiência cultural. Barcelona é uma cidade muito bonita, com monumentos e casas deslumbrantes, grande diversidade cultural e com muitas atividades culturais para todos os gostos! Recomendo a toda a gente que tenha a oportunidade que aproveite uma experiência destas!" - Francisco Vale



As mobilidades realizaram-se no âmbito do nosso projeto Erasmus+ "Training for Inclusion", que tem como objetivo capacitar os colaboradores da Associação BioLiving com competências pedagógicas, de inclusão, linguísticas e de gestão, aplicadas ao contexto da educação de adultos. No total, este projeto permitirá capacitar 20 colaboradores da BioLiving em formações especializadas no estrangeiro.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo