NOTÍCIAS

  • BioLiving

Colaboradoras da BioLiving fazem formação sobre ensino ao ar livre, em Tenerife

Atualizado: 14 de nov.

No contexto do projeto ERASMUS+ “Training for Inclusion”, coordenado pela Associação BioLiving, vários colaboradores da equipa têm tido a oportunidade de aumentar a sua formação para educar adultos, assim como de criar novos laços e contactos internacionais, em diferentes destinos europeus.

Neste artigo, pode conhecer a experiência de quatro colaboradoras da Associação, em Tenerife.


Em maio de 2022, a Daniela, a Lara, a Joana e a Catarina tiveram a oportunidade de participar num curso formativo em Tenerife, Espanha, designado “Outdoor and nature-based education and experiential learning”.



Este curso, organizado por Associación Socio-educativa EDUPLUS, teve como objetivo principal explorar metodologias de aprendizagem ativa e experiencial num contexto “fora da sala”, em resposta ao progressivo reconhecimento que estas têm ganho nas últimas décadas. A formação dividiu-se essencialmente em duas partes, os workshops de metodologias dentro de sala, nomeadamente de aprendizagem ativa e gestão emocional, e as atividades no exterior, como as visitas guiadas focadas na educação experiencial, multidisciplinaridade e inclusão. Para além de Portugal, estiveram representados países europeus, como a Roménia, a Letónia, a Suécia, a Alemanha, a Espanha, a Grécia e a Croácia.



Ao explorar esta nova abordagem proposta pelo curso, as nossas colaboradoras tiveram oportunidade de refletir sobre inúmeros aspetos relevantes à educação, entre eles o papel do riso no envolvimento e motivação do formando; a eficácia de uma abordagem orientada para as soluções em contraste com uma abordagem baseada no medo, principalmente no contexto das alterações globais; o impacto da criação de ambientes favoráveis à partilha na aprendizagem e, finalmente, sobre o investimento na inclusão e a importância da identidade histórico-cultural das comunidades na criação de ferramentas e soluções para os seus desafios, locais e globais.



Por fim, para além da aprendizagem proporcionada pelos formadores, as nossas colaboradoras puderam ainda partilhar perspetivas e experiências com os grupos dos restantes países, trazendo um conjunto de novas ideias e metodologias que serão usadas para melhorar o trabalho da Associação e levar a Natureza e a Educação para todos!


Este curso realizou-se no âmbito do nosso projeto Erasmus+ "Training for Inclusion", que tem como objetivo capacitar os colaboradores da Associação BioLiving com competências pedagógicas, de inclusão, linguísticas e de gestão, aplicadas ao contexto da educação de adultos.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo