NOTÍCIAS

  • BioLiving

Albergaria + Ativa já envolveu 500 pessoas

Atualizado: 26 de set.

A Associação BioLiving foi uma das entidades premiadas na 3ª edição do Prémio BPI Fundação "la Caixa" Rural 2021, o que possibilitou a implementação de um projeto de envelhecimento ativo, conciliado com a conservação da natureza, em Albergaria-a-Velha: Albergaria + Ativa. O projeto já alcançou mais de 500 pessoas. Fique a conhecer melhor o progresso do projeto, neste artigo.


O projeto Albergaria + Ativa, coordenado pela Associação BioLiving, pretende combater o isolamento e a exclusão social junto da população sénior do concelho de Albergaria-a-Velha por via de atividades relacionadas com a Natureza.



Desde o início do projeto, temos desenvolvido trabalho em parceria com a Associação Social para Idosos com Vida (ASIV), na freguesia de Frossos e São João de Loure e, neste momento, contamos também com trabalho realizado com novos parceiros, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de Angeja, a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim (ASSA) e o Solar das Camélias, situados nas freguesias de Angeja, Alquerubim e Ribeira de Fráguas, respetivamente.



No âmbito deste projeto, conseguimos já alcançar cerca de 500 pessoas, com quem desenvolvemos várias atividades de sensibilização e educação ambiental. Com os passeios interpretativos, levámos os grupos a espaços naturais onde falámos sobre a Fauna e a Flora portuguesas, particularmente comuns no território de Albergaria-a-Velha, englobando também a problemática das espécies de plantas invasoras.


Realizámos também atividades intergeracionais, juntando várias gerações desde as crianças aos idosos, promovendo um melhor entendimento, cooperação e respeito entre gerações, potenciando o bem-estar físico e emocional e combatendo o sedentarismo.


Com recurso a jogos pedagógicos criados ou adaptados especialmente para este projeto, várias atividades de construção de equipa foram realizadas, com o objetivo de desenvolver o sentimento de pertença que frequentemente se perde nas faixas etárias mais avançadas.


Temos ainda desenvolvido atividades de voluntariado ambiental, onde construímos caixas-ninho e bebedouros para aves, realizámos sementeiras de plantas comestíveis aromáticas e de grande utilidade para insetos polinizadores e ainda fizemos uma horta para o cultivo de alimentos, permitindo assim uma ação mais efetiva dos participantes nas melhorias dos ambientes envolventes das instituições em causa.


O projeto pretende aumentar o número das diversas atividades já descritas, continuando com a nossa ação junto do público sénior conjuntamente também com o público geral para que, através da educação e sensibilização ambiental, se consiga amenizar o isolamento e exclusão social que atinge a população idosa.


Deixamos, finalmente, o nosso agradecimento a todos e parceiros, entidades e voluntários que têm vindo a colaborar connosco, permitindo a implementação deste projeto junto dos seus utentes, sócios, familiares e amigos.

17 visualizações0 comentário