Projeto LUSITANICA

Duração:  Janeiro 2021 - presente

O projeto

 

O Lusitanica é um projeto de conservação da natureza e de valorização integrada e sustentável do território, coordenado pela Associação BioLiving e com o apoio do Município de Estarreja. Através da criação de micro-reservas, o Lusitanica tem como principal objetivo a conservação da biodiversidade e restauro de áreas de elevado valor ecológico, bem como a conservação do património cultural e histórico no concelho de Estarreja.

Desde 2016, ano da sua fundação, que a Associação BioLiving tem desenvolvido ações de sensibilização ambiental e de restauro ecológico com as comunidades locais, no Município de Estarreja, em particular na freguesia de Canelas. Assim, com o projeto Lusitanica pretendemos continuar a envolver ativamente a comunidade na conservação da biodiversidade típica dos ecossistemas lusitânicos de forma a construir paisagens e modelos de gestão florestal mais sustentáveis.

No âmbito deste projeto trabalhamos com proprietários locais para a gestão sustentável e restauro ecológico de cerca de 2 ha de terreno que eram previamente monoculturas de eucalipto. A identificação de espécies como a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) e a vaca-loura (Lucanus cervus) neste local, desde logo despertou o interesse da associação para a preservação e restauro ecológico da área. Assim, desde 2019 que a Associação, com o apoio dos programas de voluntariado do Instituto Português do Desporto e Juventude, tem conseguido o impulso necessário para garantir a gestão sustentável destes terrenos com a ajuda de centenas de voluntários empenhados em fazer a diferença!

O projecto Lusitanica ambiciona criar micro-reservas que proporcionem condições para que a biodiversidade possa prosperar, criando espaços de conservação e de contacto com a natureza. Acreditamos que esforços locais na proteção da biodiversidade podem criar dinâmicas ecológicas e sociais para um mundo mais sustentável.

Acompanhe o projeto Lusitanica através da página de Facebook e das notícias divulgadas na secção abaixo. Para mais informações poderá contactar através do lusitanica.geral@gmail.com

Fique a par das nossas novidades!

Associação BioLiving
Rua do Outeiro, Frossos  3850-635 Albergaria-a-Velha | Portugal

 

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone YouTube

© 2020 Associação BioLiving

Created by Diego Alves - Photography and Design

Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica)